Tupperware anuncia que está falida: como marca de potes de alimentos entrou em colapso

  • 19/09/2024
(Foto: Reprodução)
A empresa de 78 anos disse que buscará autorização judicial para iniciar a venda do negócio enquanto continua a operar. Tupperware anuncia que está falida: como marca de potes de alimentos entrou em colapso Getty Images via BBC A empresa americana Tupperware, fabricante dos icônicos potes de plásticos, anunciou que está falida. A companhia afirmou que solicitará autorização judicial para iniciar a venda do negócio sem encerrar as operações. A empresa de 78 anos tornou-se sinônimo de armazenamento de alimentos a tal ponto que muitas pessoas usam seu nome para se referir a qualquer recipiente de plástico, mesmo de outras marcas. Os produtos Tupperware são vendidos em pelo menos 70 países. LEIA TAMBÉM Copom aumenta Selic pela primeira vez no governo Lula e taxa vai a 10,75% Com alta, Brasil sobe para 2º no ranking de maiores juros reais do mundo; veja lista Fed reduz juros dos EUA em 0,50 ponto percentual, primeiro corte em 4 anos Entretanto, a Tupperware tentou, sem sucesso, reposicionar-se no mercado e renovar seus produtos para agradar um público mais jovem. Após um breve aumento nas vendas durante a pandemia, quando mais pessoas cozinharam em casa, a demanda continuou a cair. Segundo o repórter de negócios da BBC Peter Hoskins, o crescimento do custo das matérias-primas, o aumento dos salários e os custos de transporte também vinham afetando suas margens de lucro. As ações da Tupperware caíram mais de 50% esta semana após a notícia de que a empresa planejava entrar com a falência. Há longas negociações em curso entre a Tupperware e seus credores sobre como administrar mais de US$ 700 milhões (cerca de R$ 3,8 bilhões) em dívidas, segundo relatos. No ano passado, a empresa alertou que poderia ir à falência se não levantasse rapidamente novos fundos. "Nos últimos anos, a posição financeira da empresa foi severamente impactada por um ambiente macroeconômico desafiador", disse Laurie Ann Goldman, diretora executiva da Tupperware, em comunicado aos investidores. O impulso das 'festas Tupperware' A Tupperware foi fundada em 1946 por Earl Tupper, um químico americano que patenteou o fechamento hermético em potes. Seus produtos de polietileno — à prova de ar e água graças à tampa duplamente vedada — começaram a ser vendidos em lojas de departamentos, mas não alcançaram o sucesso esperado porque os clientes tinham dificuldade para utilizá-los, diz Derbail Jordan, repórter de negócios da BBC. As pessoas estavam acostumadas com produtos de vidro e cerâmica, e esse novo recipiente Tupperware precisava ter o ar retirado para fechá-lo. Uma 'festa Tupperware' em 1955; nesses eventos, os vendedores, em sua maioria mulheres, ofereciam os recipientes a outras mulheres em suas casas Getty Images via BBC Foi a comerciante Brownie Wise quem ajudou a transformar a marca em um nome familiar. Wise desenvolveu uma abordagem na qual os vendedores, principalmente mulheres, ofereciam Tupperware a outras mulheres em suas casas, em eventos conhecidos como "festas de Tupperware". Earl Tupper acabou contratando Wise, e isso ajudou a impulsionar o crescimento do negócio por meio de festas em casa — algo que por sua vez permitiu que muitas mulheres gerassem renda. Mas acredita-se que eles entraram em conflito sobre a estratégia da empresa e, em 1958, Tupper demitiu Wise. Ela processou a empresa e recebeu um ano de salário como compensação, afirma Jordan. Tupper acabaria vendendo o negócio mais tarde. Além de vender produtos em seu site, a empresa ainda utiliza um modelo de comércio direto, onde as pessoas ganham uma porcentagem dos produtos que vendem. Em anos recentes, a empresa também começou a vender seus produtos na rede americana de lojas Target, procurando atrair clientes mais jovens e outras redes semelhantes em todo o mundo. A empresa também ampliou sua linha de utensílios de cozinha, projetando itens como uma espécie de churrasqueira que funciona no micro-ondas. 'A festa já acabou' As estratégias para salvar a empresa não tiveram o resultado esperado. "A festa acabou há muito tempo para a Tupperware", diz Susannah Streeter, diretora de mercados da consultoria Hargreaves Lansdown. "As mudanças no comportamento dos consumidores fizeram com que seus produtos saíssem de moda. Os consumidores começaram a se afastar dos plásticos e a encontrar formas mais ecológicas de armazenar alimentos." Neil Saunders, diretor-gerente de varejo da consultoria GlobalData, afirma que a Tupperware "não acompanhou os tempos em termos de seus produtos e distribuição". Saunders aponta que o método de vendas diretas através de festas da Tupperware "não se conecta" com os clientes mais jovens, e que mesmo os clientes mais velhos que "se lembram da Tupperware em seu apogeu" mudaram. A Tupperware disse em comunicado em março que, em 2022, sua força de trabalho com vendedores diretos diminuiu 18% em comparação com 2021. A empresa também foi afetada por políticas de isolamento social na China devido à pandemia de covid-19, o que impactou fortemente o acesso a todos os tipos de produtos. Streeter observa ainda que "sérios reveses" nos relatórios financeiros da Tupperware também tiveram um impacto negativo na empresa, incluindo a divulgação incorreta de resultados em 2021 e 2022. FED reduz juros do Estados Unidos em 0,5 ponto percentual

FONTE: https://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2024/09/19/tupperware-anuncia-que-esta-falida-como-marca-de-potes-de-alimentos-entrou-em-colapso.ghtml


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes